Escolha uma Página

De uns anos para cá, pôde-se observar um grande crescimento no mercado de cervejas. A procura de novos sabores e não se contentando com as grandes marcas, muitos cervejeiros passaram a priorizar sabores diferentes. Aqui em nosso blog, nós já falamos sobre algumas dessas cervejas, incluindo a Black IPA, a Double IPA e a New England IPA. Hoje, o assunto é a Cerveja Lager.

Ainda que não seja tão exótica quanto as outras citadas, falar sobre a Cerveja Lager é bem interessante, pois ainda existe certa confusão do público geral em relação à nomenclatura e às características dela.

 

O que é Cerveja Lager

Antes de falarmos especificamente sobre a Cerveja Lager, é preciso fazer uma divisão que facilite o entendimento. Cervejas podem ser divididas em algumas grandes famílias. Uma delas é a Ale, da qual fazem parte as cervejas citadas na introdução: a Black IPA, a Double IPA e a New England IPA. A característica principal das Ales é o sabor e aroma mais fortes, além de ser mais encorpada — consequência da fermentação, que, aqui, acontece na parte superior da cerveja.

A Cerveja Lager, por sua vez, é o contrário: a fermentação ocorre no fundo e o resultado é a cerveja que o público geral conhece, um pouco mais leve e menos alcoólica. Além disso, a fermentação da Lager é muito mais demorada e deve ser feita em temperaturas baixas — mais uma vez o contrário do processo por trás das Ales.

Como citamos, a Lager é, na verdade, uma família de cervejas. Dentro desta família, podem ser destacadas Bock, Helles, Dunkel, Premium, Vienna, Rauchbier e, é claro, a Pilsen.

cerveja lager barra sul

Cerveja Lager x Pilsen: qual a diferença?

Algumas das marcas de cervejas mais famosas do Brasil são todas chamadas de Pilsen, quando, na verdade, elas não são. O que acontece é que, quando começaram a rotular seus produtos, as marcas fizeram uma confusão, dando o nome Pilsen para cervejas que não eram efetivamente Pilsen.

O que muitos chamam de Pilsen é, na verdade, American Lager — incluindo as marcas mais famosas que citamos. Enquanto o índice de amargor de uma verdadeira Pilsen é de 25 a 45 unidades, o de uma American Lager não passa de 15. Este é um ponto muito importante a ser citado, já que a confusão feita pelas marcas fez e continua fazendo com que muitas pessoas bebam American Lagers achando que estão bebendo Pilsens.

Por outro lado, vale reforçar que Pilsens não deixam de ser Lagers. Afinal, como citamos, a Pilsen faz parte da família Lager. Podemos afirmar, portanto, que toda Pilsen é Lager, mas nem toda Lager é Pilsen — que é o caso das cervejas mais famosas.

E você, já sabia dessas informações sobre a Cerveja Lager e sua diferença em relação às Pilsens? Aqui na Cervejaria Barra Sul, nós produzimos uma cerveja que faz parte da família Lager: a BC Pils, uma American Light Lager com 4.2% ABV e 11 IBU.

cerveja lager bc pils

Receba cervejas Barra Sul na sua casa

Mora em Camboriú, Balneário ou Itajaí e quer receber as cervejas da Barra Sul na sua casa?

Peça em Casa!

 

Nosso delivery de latas já está 100% funcional e agora você pode curtir uma Barra Sul fresquinha sem sair de casa.

Peça já seus crowlers em:

https://app.menudino.com/cervejabarrasul

0
Would love your thoughts, please comment.x
Fale Conosco