Escolha uma Página

Para o consumidor comum, a cor da garrafa da cerveja pode não fazer muita diferença. Afinal, você já reparou que, salvo raras exceções, quase todas as garrafas encontradas no mercado têm a cor marrom ou âmbar? Isso não é coincidência; a cor da garrafa de cerveja é, sim, muito importante para que a bebida mantenha suas características.

Neste texto, a Cervejaria Barra Sul explica por quê. Além disso, ainda explicamos o que acontece quando a cerveja é comercializada em garrafas de outras cores e falamos sobre outro tipo de embalagem muito utilizado: as latas.

Acompanhe!

 

Por que a cor da garrafa de cerveja é importante?

Para que as características da cerveja, tanto seu sabor quanto seu aroma, não sejam alterados. O lúpulo possui algo que chamamos de alfa-ácidos. Quando são aquecidos, esses alfa-ácidos geram isoalfa-ácidos, que são os responsáveis pelo amargor da cerveja. No entanto, quando presentes em excesso, eles podem acabar com a cerveja.

Isso porque o excesso de isoalfa-ácidos gera o que chamamos de lightstruck, um efeito que deixa a cerveja com cores, odores e sabores desagradáveis. Tanto luzes artificiais quanto a luz natural do dia são capazes de quebrar as moléculas do lúpulo, gerando o excesso de isoalfa-ácidos, que se ligam às moléculas de enxofre e causam este efeito.

E o que, exatamente, a cor da garrafa tem a ver com isso? Tudo! Garrafas de cor marrom ou âmbar têm essas cores escuras porque elas servem como filtro solar. Com isso, a cerveja é protegida dos raios ultravioleta, o que evita a oxidação e preserva todas as características da bebida do exato jeito que elas devem ficar.

cerveja engarrafada

Mas, “e quanto às garrafas verdes?”, você deve estar se perguntando. Grandes marcas, como a própria Heineken, utilizam essa cor. Ela não é boa? O intuito dessas garrafas, quando foram criadas, era justamente ter uma cerveja de maior qualidade. 

No entanto, independente da qualidade que tenham, cervejas em garrafas verdes ou outras cores mais claras estão muito mais propícias a estragarem com o tempo, especialmente se comparadas às garrafas marrom e âmbar. Como citamos, estas são as melhores opções para preservar a bebida.

 

É preciso que a cerveja seja sempre engarrafada?

Por outro lado, nós sabemos que uma boa parte do consumo de cerveja no Brasil é através das latas. Aqui na Barra Sul, inclusive, é com elas que nós embalamos nossa cerveja para comercialização. As cervejas estão protegidas nas latinhas da mesma forma que estariam em garrafas escuras?

A verdade é que sim, estão. E até mais, na verdade. Apesar de sofrerem certo preconceito, as latas são perfeitas para preservar as características da cerveja. O alumínio é livre de sabores, não deixa nenhum tipo de luz passar, mantém todas as propriedades sensoriais da bebida e ainda é totalmente impenetrável, garantindo que o gás também fique protegido.

cerveja em lata

E você, fazia alguma ideia da influência que a cor da garrafa de cerveja tem na bebida? Gostou de saber mais sobre o assunto? Caso tenha curtido o texto e queira receber mais, não deixe de nos seguir no Instagram!

Se estiver por Balneário Camboriú, venha saborear as deliciosas cervejas da Barra Sul em nosso tap room!

DELIVERY BARRA SUL

Peça sem sair de casa!
Balneário Camboriú | Camboriú | Itajaí

LATAS |  PACK'S | COPOS E TAÇAS

ACESSE O DELIVERY

0
Would love your thoughts, please comment.x
Fale Conosco