Escolha uma Página

Black IPA: o nome de cara já traz uma certa controvérsia no universo cervejeiro, afinal de contas, IPA significa India Pale Ale e tecnicamente deveria ser reservado a cervejas claras, o que claramente, a Black IPA não é. Por esse motivo a cerveja pode ter algumas outras denominações como American Black Ale, India Black Ale e Cascadian Dark Ale.

A denominação Cascadian Dark Ale traz uma conotação clara à variação de lúpulo mais popular na fabricação de cervejas americanas, o cascade. Mas o nome pode se referir também à região da Cascádia, da qual fazem parte a província canadense Colúmbia Britânica e os estados norte americano de Washington e Oregon.

No fim das contas o nome Black IPA acabou pegando por ter um apelo popular maior.

Como surgiu a Black IPA

A origem do estilo é difícil de apontar com precisão, já que cervejas com características similares existem desde o século XIX. 

Muitos apontam como os criadores do estilo americano moderno Greg Noonan e Glenn Walter da Vermont Pub & Brewery com a cerveja Blackwatch, que surgiu nos anos 90 e é fabricada até hoje. Seja qual for a origem exata do estilo, a Black IPA ganhou popularidade mundial na segunda década dos anos 2000 quando os estilos americanos lupulados de cerveja caíram no gosto mundial.

As Características da Black IPA

Controvérsias e complicações com o nome à parte, a Black IPA é uma cerveja que tem características muito específicas. Ela possui a coloração escura e uma base maltada como uma porter, mas um corpo muito mais leve que o estilo britânico.

Em questão de sabor e aroma, como citado, os maltes têm um destaque e a cerveja traz uma sutil lembrança de chocolate ou café. Além do malte, a Black IPA é caracterizada pela forte presença dos lúpulos.

Por ter um sabor mais forte, a Black IPA harmoniza bem com comidas de paladar mais forte como queijo gorgonzola, filé na manteiga, cheeseburger e costela de porco.

A Black IPA da Barra Sul

Aqui na Cervejaria Barra Sul, a Black Ipa é uma de nossas cervejas mais populares. A nossa Black passa por um duplo processo de dry hopping, que dá a ela uma forte característica lupulosa, além de contar com todas as qualidades típicas do estilo como os aromas de chocolate e café.

Receba cervejas Barra Sul na sua casa

Mora em Camboriú, Balneário ou Itajaí e quer receber as cervejas da Barra Sul na sua casa?

Peça em Casa!

 

Nosso delivery de latas já está 100% funcional e agora você pode curtir uma Barra Sul fresquinha sem sair de casa.

Peça já seus crowlers em:

https://app.menudino.com/cervejabarrasul

Fale Conosco