Escolha uma Página

Nos últimos tempos, tem sido muito comum encontrarmos rótulos de cerveja com o termo “puro malte” escrito. Ainda que todos saibam que isso significa que a cerveja em questão é de maior qualidade, nem todos sabem exatamente o que “puro malte” quer dizer. Foi pensando nisso que nós preparamos este texto.

Abaixo, a Barra Sul explica o que é malte e as diferenças entre cada tipo e, por fim, tira a dúvida a respeito do que é puro malte. Acompanhe!

 

O que é malte?

Para começo de conversa, é preciso mostrar um pouco do processo de produção da cerveja. Obrigatoriamente, toda cerveja é feita de cevada. No entanto, outros cereais também podem fazer parte da composição — como é o caso do trigo, da aveia, do arroz e do milho.

Malte, por sua vez, é o resultado do processo de maltagem dos cereais. A cevada — assim como os outros grãos que citamos — precisa passar por este processo para ser transformada em malte de cevada.

Para que a maltagem ocorra, é necessário umedecer os grãos até que eles comecem a germinar, ganhando as características que farão toda a diferença na cerveja.

A fabricação de cada litro de cerveja exige cerca de 150 gramas de malte de cevada. Como a produção do malte exige todo um processo, grande parte das cervejarias opta por comprar diretamente com fornecedores ao invés de produzi-lo internamente.

 

Existem tipos de malte?

Como existem diferentes tipos de cerveja, é natural que existam diferentes tipos de malte, certo? E realmente existem. Muitos deles, inclusive, são nomeados de acordo com o tipo de cerveja em que resultam. Os tipos de malte que fazem as cervejas que mais vemos por aí são:

  • Lager: Tendo uma cor clara e um aroma de cereal, é o malte utilizado nas cervejas tipo Lager, uma das mais comuns do mercado brasileiro;
  • Pale Ale: Este malte é um pouco mais escuro, lembra biscoitos e é o malte que usamos nas cervejas tipo Ale, algumas das principais criações aqui da Barra Sul;
  • Caramelo: O malte caramelo tem um aspecto que lembra o açúcar queimado. É o utilizado nas cervejas Bock e Oktoberfest, além de diversos outros estilos;
  • Chocolate: Sabe aquelas cervejas que contam com um aroma de caramelo queimado, chocolate amargo ou café? É o caso das cervejas feitas com o malte chocolate, como Porter, Brown Ale e em algumas Stout.
  • Escuro: Com uma aparência de café torrado, é usado em muitas Stout.
  • Cevada torrada: Tendo um aroma muito intenso de café queimado, este é um dos maltes mais amargos. Pode ser encontrado nas Irish Stout.

E, afinal, o que é puro malte?

Entendendo o que é malte e um pouco do processo de fabricação de cerveja, fica muito simples saber o que é puro malte. Como citamos anteriormente, algumas cervejas — na verdade, várias delas — usam diversos cereais maltados em suas composições, não apenas a cevada.

Puro malte é o nome que damos para as cervejas cuja fonte total de açúcares é derivada da cevada. Para ser chamada de puro malte, uma cerveja deve ter 100% de malte de cevada.

E aí, gostou de saber mais sobre o assunto? Para ficar cada vez mais por dentro do mundo cervejeiro, acompanhe-nos no Instagram!

Se estiver por Balneário Camboriú e região, não deixe de provar as nossas cervejas com a qualidade e frescor que só uma cervejaria local proporciona!

Peça em Casa!

 

Nosso delivery de latas já está 100% funcional e agora você pode curtir uma Barra Sul fresquinha sem sair de casa.

Peça já seus crowlers em:

https://app.menudino.com/cervejabarrasul

0
Would love your thoughts, please comment.x
Fale Conosco