Escolha uma Página

Quando o assunto é tipos de cerveja, podemos entender melhor a divisão ao olhar para as famílias. Ao lado da Lager, a Ale está entre as famílias mais conhecidas e celebradas pelos degustadores e amantes da bebida. Como toda família de cervejas, a Ale é composta por diversos tipos — sendo que um deles é a American Pale Ale, mais comumente chamada de APA.

Seu sabor muito característico e o fato de poder ser produzida com certa facilidade fazem a American Pale Ale ser uma cerveja muito procurada por consumidores e muito fabricada por cervejarias. Conheça melhor a APA na sequência!

 

O que é American Pale Ale

American Pale Ale é um tipo de cerveja, parte da família das Ales, caracterizada por um alto teor de lúpulo. Apesar de essa característica ser uma constante, não é possível definir com exatidão todos os atributos de uma APA. Ela surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos — acompanhando o crescimento do mercado de cervejas artesanais que o país observou na época.

Dependendo do tipo e da quantidade de lúpulo utilizado, o sabor pode ser desde um pouco mais doce até mais amargo e a cor pode variar do dourado ao marrom escuro. O único fator constante da American Pale Ale é mesmo a quantidade de lúpulo, fazendo com que ela seja mais amarga que as Lagers no geral.

Outra característica marcante da APA diz respeito à sua produção. Ela é fermentada a uma temperatura consideravelmente alta, que pode chegar até a casa dos 20°C. É por não exigir temperaturas baixas que a American Pale Ale é considerada uma cerveja de fácil produção.

o que é apa

APA x IPA: qual a diferença?

É inegável que quando falamos em APA, lembramos, no mesmo instante, de sua irmã mais famosa: a IPA (India Pale Ale). Ainda que façam parte da mesma família, elas têm algumas diferenças essenciais, causadas pelo tipo de lúpulo usado. Como o próprio nome já sugere, o lúpulo utilizado para a produção da APA é um lúpulo americano, mais forte que o da IPA.

Além de fazer a American Pale Ale ser, no geral, mais amarga que a India Pale Ale, o uso desse lúpulo ainda entrega outras características à cerveja. Duas delas são o aroma cítrico e o sabor adocicado ao final da degustação, atributos presentes na APA e ausentes na IPA.

Por fim, mais uma distinção que faz os dois tipos serem muito diferentes é a quantidade de malte. Enquanto o perfil maltado da India Pale Ale é de médio a alto, o da American Pale Ale é de baixo a médio.

at last apa

Conheça a At Last APA!

A American Pale Ale é um dos tipos de cerveja que nós produzimos localmente por aqui na Cervejaria Barra Sul. A At Last APA é uma cerveja leve, aromática e bastante lupulada, com um ABV de 5,4% e IBU de 46.

Quando quiser saborear uma American Pale Ale de altíssima qualidade, você pode tanto vir nos visitar em nosso tap room quanto levar para beber em casa. Venha até a Cervejaria Barra Sul e conheça todas as nossas cervejas artesanais!

Peça em Casa!

 

Nosso delivery de latas já está 100% funcional e agora você pode curtir uma Barra Sul fresquinha sem sair de casa.

Peça já seus crowlers em:

https://app.menudino.com/cervejabarrasul

0
Would love your thoughts, please comment.x
Fale Conosco